Investidores do Vale do Sinos que desejam iniciar ou consolidar suas vendas através do comércio eletrônico podem contar com uma importante ajuda para a continuidade do projeto. Desde junho, a região tem disponível o serviço Gerente de Loja Virtual, prestado pela Zio Soluções Inteligentes, de São Leopoldo/RS, que visa administrar o dia a dia das suas operações online. “A proposta é cuidar de todas as etapas exigidas para a operação eficiente de uma loja virtual, deixando para o proprietário apenas as decisões estratégicas do seu negócio”, explica Felipe Rodrigues da Silva, diretor da Zio. Ele reforça a atenção para detalhes que fazem a diferença, como um layout que permita o acesso em dispositivos móveis.
O foco do serviço Gerente de Loja Virtual é colaborar com os empresários que entendem que um e-commerce precisa dos mesmos cuidados de uma loja física, como uma identidade atrativa, boa qualidade e atualização dos textos e das imagens e, principalmente, os cuidados com a entrega. “É preciso definir o peso e as dimensões de cada produto e da embalagem para que o frete seja calculado adequadamente. Estes detalhes nem sempre são percebidos pelo dono da loja, independente da plataforma on-line que ele escolher”, coloca Felipe. Nas lojas virtuais desenvolvidas pela Zio, há a ferramenta de cadastro de clientes de acordo com seu CEP, facilitando os planos de frete.
O desafio da Zio também é oferecer para este investidor, além do desenvolvimento, a integração com outros canais de vendas, como o Mercado Livre e o Google Shopping, que são eficientes indicadores de preços. “Quanto mais facilidades para o consumidor final, mas eficiente será a loja virtual”, pontua.
O Gerente de Loja Virtual definiu quatro áreas de atuação. A primeira é desenvolvimento da loja com todos os requisitos de SEO (Search Engine Optimization) aplicados aos produtos. A seguir, vêm a gestão e a manutenção, com o cadastro dos produtos, configuração e homologação junto aos principais meios de pagamento, como Cielo, Banricompras e PagSeguro. Divulgação e promoções também são avaliadas para gerar campanhas por e-mail, nas redes sociais e Google Adwords. A seguir, na etapa de avaliação e aperfeiçoamento, a Zio entrega a análise de métricas e relatórios sobre o desempenho das ações para a tomada de decisões.
Um dos clientes da Zio é a Buchel Store, loja virtual de assistência técnica e de revenda dos produtos Husqvarna, onde foram aplicados todos os conceitos do novo serviço.
Detalhes para uma loja virtual eficiente:
- Ter claro o foco do produto a ser vendido
- Determinar previamente os recursos que serão disponibilizados
- Criar campanhas de vendas
- Ser acessível aos dispositivos móveis, como celulares e tablets
- Ter empenho da equipe para atualizar fotos, textos e preços dos produtos
- Cuidar com o peso dos produtos e as dimensões das embalagens, pois impactam no preço do frete
Mais informações sobre o produto pode ser acessadas no endereço www.gerentelojavirtual.com.br, fone (51)3091 9491, e-mail contato@gerentevirtual.com.br
Cliente: Zio Soluções Inteligentes
Redação: Elizabeth Renz