Lições surpreendentes no Projeto DNA HIGRA

A manhã desse sábado (24) pode ser considerada uma experiência única para os profissionais da HIGRA. Naquele dia, quase a totalidade deles se reuniu na sala de treinamento para ouvir o aprendizado e as lições transmitidas pelas seis equipes que apresentaram propostas e sugestões sobre como treinar e disseminar seis códigos do DNA HIGRA junto a todos os funcionários. Utilizando o método Design Thinking (que prioriza o trabalho colaborativo em equipes multidisciplinares em busca de soluções inovadoras), os grupos criaram propostas sobre como comunicar a HUMILDADE, o FEEDBACK, a ATITUDE, a SUSTENTABILIDADE, a LIBERDADE e a EMPATIA. As apresentações surpreenderam pela criatividade e pelas sugestões.

Todos revelaram que o processo “do fazer” a prova, isto é, participar das reuniões, buscando as sugestões e montar a apresentação os levou a aprender muito sobre si mesmos, sobre os colegas, sobre a empresa e seus valores. Os depoimentos apontaram que sua visão e comportamento mudaram não somente dentro da HIGRA, mas também fora dela.

Para desenvolver a tarefa, cada equipe contou com o suporte de um apoiador, cujas funções eram a de facilitar e de lembrar as etapas que deveriam se cumpridas, divididas em Inspiração, Ideação e Implementação. O processo ocorreu de 11 de setembro a 24 de outubro.

Como o grande objetivo foi o de aflorar a criatividade e a interação de cada funcionário para um verdadeiro trabalho em equipe, a apresentação foi através de cartazes feitos manualmente e por todos.

OS CÓDIGOS E SEUS ENSINAMENTOS

Jogos DNA HIGRA entrega Projeto_equipe humildade_webHUMILDADE – Aprender, desaprender e aprender novamente, em um eterno ciclo de aprendizagem, pois não sabemos tudo o tempo todo.  A equipe Humildade trouxe para o grupo uma das mais importantes atitudes do ser humano, que é a busca constante pelo aprimoramento, independente da quantidade de cursos e de qualificações.

Jogos DNA HIGRA entrega Projeto_equipe feed back_web

FEEDBACK – Como gerar e implantar o Feedback (ação que revela os pontos positivos e negativos do trabalho executado visando a  melhoria do mesmo). Como ouvir e aceitar as sugestões. Estes foram o questionamentos dos membros equipe que trabalhou com o código Feedback. Para eles, dar e receber feedback é um exercício constante para o aprendizado e evolução de cada profissional. Outra virtude a ser alcançada é a sabedoria de quem transmite o feedback para não gerar conflitos.

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ATITUDE – O slogan “Com Atitude e Alegria Podemos Melhorar Continuamente” foi largamente utilizado pela equipe Atitude. É fato que cada um tem sua tarefa para cumprir, mas os colegas têm uma forte contribuição quando tomam a atitude de ajudar, tornando aquela operação mais fácil e prazerosa. Como a empresa tem a filosofia do Chefe Zero, os problemas e desafios do cotidiano precisam ser solucionados com a contribuição de todos.

Jogos DNA HIGRA entrega Projeto_equipe sustentabilidade_webSUSTENTABILIDADE – A palavra que norteia o DNA da HIGRA foi estudada com profundidade para descobrir o seu verdadeiro sentido. Hoje muito atrelada ao meio ambiente, a Sustentabilidade, para a equipe, é um sistema que envolve a busca pela redução do desperdício, o aumento da lucratividade e uma sociedade mais justa. Como exemplo, foi citada a nova cabine de pintura adquirida em setembro passado que economiza água, reduz a névoa gerada e diminui o custo no tratamento de efluentes. Além disto, a Sustentabilidade está atrelada à Atitude, porque não deve ser aplicada somente na empresa e sim do dia a dia de todos.

Jogos DNA HIGRA entrega Projeto_equipe liberdade_webLIBERDADE – Liberdade é conhecer seus próprios limites para não interferir no espaço ou trabalho do outro, agindo com responsabilidade. É interagir com todos os setores, trocando ideias e colaborando, porque todos dependem de todos. O caso das áreas do café foi citado como exemplo de exercício de liberdade. A parada para um descanso, tão necessário, estava prejudicando o fluxo de trabalho pela demora de alguns em retornar ao seu posto. Com sugestões de todos, a questão foi solucionada com a adoção de pequenas regras.

Jogos DNA HIGRA entrega Projeto_equipe empatia_webEMPATIA – Antes de julgar, devemos nos colocar no lugar do outro. Foi desta forma que a equipe Empatia resumiu a arte entender o outro, suas atitudes e comportamento. O aprendizado do grupo foi perceber que empatia não é a mesma coisa que simpatia e sim compreender o pensamento do outro para avaliar suas ideias e sugestões, porque o que parece certo para um pode não ser para o outro.

Avaliação – Reunidos no pátio da empresa para um check out, todos consideraram que a tarefa Projeto DNA foi um grande exercício e aprendizado para ouvir opiniões diferentes. Como cada equipe foi formada por pessoas de diversos setores, a troca de ideias foi muito grande. Os conflitos que ocorreram foram importantes para buscar as melhores soluções e exercer a liderança de cada um.Jogos DNA HIGRA entrega Projeto_03_web

Silvino Geremia, diretor da empresa, destacou que a gincana aflorou o DNA HIGRA. “Foi uma oportunidade para vivenciarmos um projeto e de crescermos em conjunto”.  Já Greco Tusset de Moura salientou que cada apresentação foi, na realidade, uma verdadeira palestra e que cada equipe agiu como uma microempresa, vivenciando os conflitos de gerenciar um projeto e torná-lo viável. Alexsandro Geremia apontou, por sua vez, que esta foi uma oportunidade para cada funcionário se mostrar como verdadeiramente é, tomando atitudes positivas para crescer. A tarefa, disse, não teve nada de brincadeira, apesar do retorno aos trabalhos manuais, desenho e recortes. “Foi uma forma de sairmos do automático, do ambiente digital que hoje é tão normal para nós, para nos integrar de fato. Estão todos de parabéns”.

Redação: Elizabeth Renz | Mtb 8228/95

Fotos: Spencer Picoli