Game para desenvolvimento de pessoas acontece nesta sexta-feira no Tecnosinos

 

2016-12-05_coaching-game

Nesta sexta-feira (9), profissionais interessados no tema desenvolvimento de pessoas terão uma oportunidade única e gratuita para participar do Evento Experimental Coaching Game – Points of You, que acontecerá no Parque Tecnológico Tecnosinos.  A ferramenta, que é utilizada em mais de 70 países, será aplicada pelo especialista Paulo Amorim, membro do Parallax Institute, empresa que realiza projetos para o desenvolvimento de pessoas e organizações por meio do compartilhamento de conhecimentos fora dos modelos tradicionais.

O encontro acontece das 9h30 às 110h30, no Espaço Killing, localizado no Centro G do Tecnosinos. As inscrições são gratuitas, mas devem ser feitas pelo Sympla, acessando Evento Experimental Coaching Game – Points of You

O Coaching Game – Points of You, segundo Amorim, é um jogo dinâmico e acessível que colabora para que o maior número de pessoas possível faça perguntas importantes sobre a vida e como ganhar novos conhecimentos que as motivem a agir para crescer pessoal e profissionalmente. “São exercícios para a caixa de ferramentas de profissionais em diversas áreas: treinadores, consultores, terapeutas, formadores, gestores, professores, psicólogos e demais interessados no tema”, ressalta. A ferramenta vem sendo aplicada junto a  consultores, profissionais de Recuros Humanos, gestores, coaches, psicólogos, terapeutas, educadores, dentre outros.

O evento em São Leopoldo tem o apoio do Comitê Mulheres Decidindo, coordenado pela consultora Leila Silva de Camargo. “Acreditamos que as pessoas podem crescer muito mais ao ter acesso a novas formas de olhar sua vida e o Coaching Game é uma delas. Eu já participei e foi uma experiência incrível”, comenta.

Paulo Amorim, gestor do Parallax Instiutte, tem mais de  30 anos de experiência na Gestão de Pessoas/RH em posições executivas em empresas como Dell Computadores, Coca-Cola e Gerdau. É palestrante nacional e internacional, professor e consultor, dedicando-se ao desenvolvimento sustentável de pessoas e organizações.

Considerações sobre o Coaching Game, segundo o portal Point of You:

Para apoiar pessoas em processos de mudança e desenvolvimento, um dos pilares da Points of YouTM é a integração entre emoção e razão, ou lados direito e esquerdo do cérebro. Esta integração é conseguida por meio da visualização de fotografias que tocam o lado criativo, com palavras que descrevem um tema da vida cotidiana e perguntas, ativando o lado analítico do cérebro.

O método explora a janela de tempo criada pelo estímulo simultâneo em que tem lugar uma batalha entre a emoção e a lógica, causando um “curto-circuito” momentâneo nos vigilantes mecanismos de defesa da consciência. Por meio de um trabalho estruturado, esta “confusão proposital” permite que nos libertemos dos rígidos checklists de “como deve ser”, e que outros pontos de vista cheguem à nossa consciência.

Ao final do processo, o participante é exposto a novas opções e as internalizamos de uma forma que a rotina diária normalmente não teria permitido. Isto faz com que mais alternativas de passos que pode tomar se revelem, o que acaba por servir como um empurrão que os move para fora do lugar comum ou zona de conforto.

Cada uma das fotos é cuidadosamente escolhida em um processo de percepção singular dos desenvolvedores das ferramentas com o propósito de apresentar o assunto por meio de um elemento visual que não está relacionado de uma forma óbvia com a palavra que o acompanha. Assim, é possível estimular ao máximo a totalidade do sistema de pensamento e as emoções.

O método é construído na forma de uma onda senoidal em que, no início expõem a tantos pontos de vista quanto for possível obter sobre uma questão específica em nossas vidas. Esta questão pode ser o nosso relacionamento amoroso, nosso papel como pais e mães, carreira, saúde, ou qualquer outro assunto que nos preocupa e sobre o qual desejamos tomar decisões.

Depois de conseguir ampliar o ponto de vista, inicia o processo de confluência que aponta para escolher, a partir das novas opções que surgiram, a mais adequada e a planejar as ações que deve realizar para o progresso em direção à meta estabelecida. “É possível observar cada pessoa, objeto, situação ou opinião que vivenciamos por infinitos pontos de vista”, ressalta Amorim. O grande desafio é conseguir ver pontos de vista diferentes daqueles que conhecidos e ver as coisas a partir de um novo ângulo.