Empório Caron leva o universo equestre para o dia a dia
A maior feira agropecuária da América Latina, a Expointer, será o local de lançamento de uma série de artigos de moda desenvolvidos pela Empório Caron, de Novo Hamburgo/RS. A empresa reservou um espaço no Pavilhão dos Equinos para exibir alpargatas, sandálias de dedo, bolsas e cintos com estampas exclusivas que remetem ao universo equestre. “Nossa proposta é oferecer produtos de moda para uma consumidora tanto urbana quanto de campo, que aprecia um estilo mais rústico, mas contemporâneo”, explica a empreendedora Ana Carolina Schmidt. Segundo ela, a Expointer é uma excelente oportunidade para apresentar a coleção, uma vez que o público visitante costuma ser grande apreciador destes produtos. “A consumidora da Empório Caron flutua pelo mundo equestre, acompanhando as competições como apreciadora”, comenta, salientando que estar na feira é a realização de um projeto estabelecido desde 2010.
Cuidados – Voltada para um segmento que tem conhecimento sobre qualidade e acabamento, a coleção de alpargatas mantém o conceito original deste artigo tão característico dos pampas missioneiros, trazido pelos imigrantes vindos da Europa. “Estamos usando os conceitos de conforto que este produto tem, como solados macios e tecidos recicláveis, sendo que a inovação é a palmilha removível, para facilitar a higienização”, explica.
No estande da Expointer, as alpargatas terão a companhia de sandálias de dedo e bolsas com a estampa exclusiva desenvolvida pela empresária, cujo desenho já foi registrado. A expectativa de Ana é ampliar o mercado consumidor, seja de lojistas ou consumidores diretos. Atualmente, a marca já está sendo vendida para os Estados do Mato Grosso, São Paulo e Rio Grande do Sul e Distrito Federal.
Empreendedorismo – A Empório Caron é um caso típico de empreendedorismo. Ana é gaúcha e morou 17 anos em Franca, interior de São Paulo. No retorno ao Estado, os três filhos quiseram continuar a praticar hipismo. Nas competições, Ana observou que havia um público flutuante formado por apreciadores do esporte, familiares, patrocinadores, dentre outros, que consumiam os mais diversos artigos. “Percebi um nicho que não era atendido, que vinha em busca, por exemplo, de capacetes, botas, chicotes, esporas e meias especiais. Comecei a oferecer alguns produtos, como camisetas estampadas, acessórios de moda de outras marcas e passei a inserir o cavalo na vida destas pessoas”, explica.
Publicitária de formação, professora por vocação e empreendedora por paixão. Assim definida, em 2014, Ana largou definitivamente as aulas de marketing para dedicar-se integralmente à Empório Caron. Passou a desenvolver os protótipos dos produtos, que após aprovados, são fabricados com o apoio de parceiros na Região do Vale do Sinos. “Aqui está o DNA, a origem de artigos com alto padrão de qualidade, onde a mão de obra ainda é muito especializada”, define.
O próximo é ampliar a linha de produtos e levar a paixão pelos cavalos para o cotidiano pessoas, através de artigos de vestuário , de decoração e de acessórios de moda. Um exemplo são os produtos que estão sendo estudados para os públicos masculino e infantil.