Nesta segunda-feira, 25, o Hospital Universitário da Ulbra, de Canoas, recebeu 15 cápsulas, ou tendas de tratamento, cujo princípio é proteger os profissionais que estão no atendimento de pacientes que não estiverem em respirador invasivo. O equipamento foi desenvolvido pelo professor de Física do Colégio Concórdia de São Leopoldo, Jair Carlos Muller, de Novo Hamburgo. A cápsula evita que o vírus saia do ambiente, uma vez que é filtrado através de uma ventilação forçada, que fica no topo da estrutura. “Nesta ventilação há um filtro, que é descartável e retém entre 97% a 99 % os vírus e bactérias”, sintetiza. A tenda pode ser utilizada em pacientes que estiverem com sintomas iniciais ou no respirador BIPAP (aparelho compressor de ar utilizado para tratar doenças pulmonares).
A entrega contou com a presença de representantes do Hospital, do Rotary Club – que doou recursos financeiros para a execução do projeto, da primeira dama de Canoas e da diretoria da Termaco sistemas Hidráulicos.
Para o pneumologista Roberto Tonietto, que atua no setor de atendimento a Covid-19, a cápsula é mais uma medida adicional de proteção, que vem se somar às demais pesquisas e inovações para evitar o contágio. Ele agradeceu o empenho do professor e dos demais envolvidos.
A produção das cápsulas contou com o apoio da Termaco, empresa de Novo Hamburgo, que apostou no projeto de Jair, devido ao vínculo de amizade. Agora, conforme o diretor Gilmar Vargas de Souza, estão sendo estudados novos materiais para a sua composição. Cada cápsula é composta por um kit, que contém as hastes em PVC, lona de plástico ultra fino e filtro que faz a ventilação e troca de ar, retendo as bactérias de vírus e que depois é descartado.
Jair também está desenvolvendo um respirador mecânico de baixo custo para possibilitar o acesso a todos. Ele pode ser instalado em UTI´s, hospitais de campanha e até mesmo ser usado em ambulâncias durante o processo de deslocamento do paciente até uma unidade de pronto socorro.
O professor Jair iniciou estas pesquisas a partir do isolamento social que impactou a sua família. Divide seu tempo entre as aulas de Físico on-line para os alunos do Colégio Concórdia de São Leopoldo e nos cuidados do filho Vitor, de cinco anos.