A perda da realidade na neurose e na psicose é tema de atividade científica em São Leopoldo

No dia 20 de janeiro, as psicanalistas Simone Engbrecht e Maria Aparecida Brígido irão promover uma atividade científica sobre a perda de realidade na neurose e na psicose. O encontro inaugura uma série de grupos de estudo na área da psicanálise e estudará os casos clínicos na obra freudiana Dora (1905) e Schreber (1911). Conforme Simone, o contato relativo com a realidade será tema dos grupos no próximo semestre, daí a escolha por estes dois casos.

O evento acontecerá na Sala Munique do Hotel Suarez, em São Leopoldo, das 9h30 às 11h30. Dirigido aos profissionais e estudantes de Psicologia e de Medicina, a participação é gratuita, mas é necessária a inscrição antecipada devido à limitação de vagas, pelo e-mail atividadecientificainaugural@gmail.com

 

Sobre as palestrantes:

Simone Engbrecht – Psicanalista; Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria. Membro Pleno da Sigmund Freud Associação Psicanalítica – Porto Alegre; Integrante do corpo docente da Sigmund Freud Associação Psicanalítica; Integrante do Núcleo de Mulheres Empreendedoras da ACIST –  SL. Dedicada ao estudo de intervenções em grupo.  Autora dos livros: Aprendendo a Lidar com a Depressão e O Amor não é Surdo (Editora Sinodal) e do blog Simone Engbrecht. Mantém consultórios em São Leopoldo e Porto Alegre. Trabalha com supervisão e grupos de estudos sobre psicanálise.

Maria Aparecida da Silveira Brígido – Psicanalista; Mestre em Psicologia Clínica – Instituto Superior Miguel Torga, Coimbra – Portugal, título reconhecido pela USP; Membro Efetivo da Sigmund Freud Associação Psicanalítica – Porto Alegre; Docente e supervisora clínica do Contemporâneo Instituto de Psicanálise e Transdisciplinaridade – Porto Alegre; Pesquisadora do Círculo Fenomenológico da Vida e da Clínica – USP; Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Fenomenologia da Vida, Faculdades EST – SL. Autora do livro: Entrevista Psicológica: Técnicas para Diferentes Entrevistas em Diferentes Espaços (Editora Appris). Organizadora do livro Perdão: Onde Saúde e Espiritualidade se Encontram (Editora Sinodal). Editora da Revista Contemporânea de Psicanálise e Transdisciplinaridade do Contemporâneo Instituto de Psicanálise e Transdisciplinaridade(CPIT). Consultório em São Leopoldo. Trabalha com supervisão e grupos de estudos sobre psicanálise.

Crédito da foto: Divulgação