Assessoria de Imprensa: O que é e para que serve?

Cotidianamente, ouvimos no rádio ou na televisão: “Segundo a Assessoria de Imprensa, a empresa declarou que seu faturamento foi de”…; “Conforme a Assessoria de Imprensa, a instituição irá lançar novo projeto…”; e assim por diante. Mas afinal, o que é e para que serve a Assessoria de Imprensa. Qual é a importância deste serviço?

Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que toda empresa e ou instituição gera notícia, independente do seu tamanho ou atividade. O que é uma notícia? Ou, como dizemos no jargão jornalístico, o que gera pauta? Notícia é um fato que tem importância para aquela companhia e que precisa ser publicado nos meios de comunicação: a aquisição de mais máquinas e equipamentos para aumentar a produção; o aniversário de fundação em anos fechados; a conquista de um prêmio setorial; convite para que o diretor seja palestrante em um evento, dentre outros. A assessoria de Imprensa pode, e deve ser, contratada também para que a empresa manifeste sua opinião sobre fatos que impactam no seu setor ou na sua comunidade.

Esta notícia é divulgada por um profissional formado em Jornalismo, legalmente registrado, que produz um texto e o envia para os meios de comunicação: rádio, tv, jornais, portais de notícias. Este texto pode ser publicado também no portal da empresa e compartilhado nas suas redes sociais, gerando ainda mais engajamento. A publicação nos veículos de comunicação é chamada mídia espontânea, porque não foi paga para ser publicada. Esta é a diferença do anúncio ou informe publicitário.

A participação da empresa em programas de rádio e de televisão também é fruto da Assessoria de Imprensa, que entra em contato com os produtos dos programas para informar a pauta gerada. É por isto que muitas vezes, o empresário ou dirigente de instituição aparece tão seguidamente na Imprensa. A Assessoria de Imprensa também é importante quando há situações adversas, uma vez que os comunicados são enviados por ela, dando voz aos fatos.

Com o aumento das ferramentas digitais e da grande quantidade de informação que os veículos recebem, a Assessoria de Imprensa vem se tornando, cada vez mais, um importante apoio para empresas, instituições e também para pessoas que desejam divulgar seu diferencial junto ao ambiente em que vive.

Em muitas empresas, a Assessoria de Imprensa dá suporte aos setores de Marketing ou de Comunicação, e também para a agência de Publicidade, contribuindo para a divulgação de novos produtos ou serviços.

Ficou interessado em conhecer mais sobre este serviço? Estamos de portas abertas para falar mais sobre este apaixonante universo.

Elizabeth Renz – jornalista (8228/95)  e diretora da Senha Comunicação Integrada.