Reunidos em Novo Hamburgo no dia 16 de outubro, lojistas de diversas cidades, tanto associados à REDVIS – Rede de Cooperação do Setor Óptico, como convidados, participaram do lançamento oficial da logomarca que passa a identificar a rede. “Depois de realinhar nosso planejamento estratégico, sentimos necessidade de comunicar melhor nossos objetivos e valores”, destacou André Fernando Blume, presidente da Rede durante a apresentação. O evento, chamado Portas Abertas, também foi oportunidade para conversar com potenciais novos integrantes à Rede. “Nosso objetivo é chegar a 20 lojas associadas até o final do ano e a presença destes convidados gera forte expectativa para cumprir a meta”, comemora.
A nova identidade foi desenvolvida a partir dos valores e da missão estabelecidos no Planejamento Estratégico, como a confiança, tradição e pessoalidade. Também foi colocado no ar o novo website e iniciadas as ações na redes sociais. Cíntia Martins, diretora da agência Apipa também mostrou os materiais de divulgação, como uniformes, adesivagem automotiva e papelaria.
Blume também mostrou o projeto arquitetônico das lojas REDVIS. “A opção por utilizar o padrão é individual. O benefício é que o associado não precisará pagar pelo projeto.
A REDVIS foi criada em 2015, por meio do Programa Redes de Cooperação realizado pelo governo do Estado em parceria com a Universidade Feevale. Nestes três anos, os integrantes conquistaram vitórias como parcerias com fornecedores importantes para compras conjuntas e a participação em eventos para o aumento do network e de novos negócios.
O depoimento do associado Celso Piloni, proprietário da Redvis Óptica Pérola, de Santa Maria, confirma a importância da Rede para os pequenos empresários. “Eu estava na mesmice, sempre fazendo a mesma coisa, sem estímulo para crescer. Aceitei prontamente o convite para integrar a rede, que trouxe para mim e para minha empresa novas perspectivas. Tenho certeza que este projeto terá grandes resultados no futuro”. Piloni hoje é vice-presidente da Rede.
A consultora empresarial Caroline Hoffmeister esclareceu que a atuação em rede traz uma série de benefícios e é diferente do modelo de franquia. Isto porque a gestão é feita de modo a respeitar a individualidade, a autonomia e a história de cada loja. A rede tem sua própria constituição jurídica e contabilidade, além de grupos de trabalho que deliberam o que foi acordado em assembleia. Tem sede e comunicação próprias e um software de gestão que possibilita o controle das compras coletivas. Ela cita que uma das maiores vantagens para a atuação em rede é a qualidade de vida para o empreendedor, pois várias decisões e soluções são tomadas em conjunto, gerando menos ansiedade e economia de tempo e de recursos. “Conseguimos realizar treinamentos conjuntos com grandes fornecedores que normalmente não viriam para o Estado para atender poucas pessoas e visitamos feiras e eventos com redução de despesas de deslocamento, por exemplo”, cita. Outro benefício é o marketing compartilhamento. As campanhas promocionais são definidas mensalmente e o custo é diluído entre os associados.
O case REDLAR – “O desenvolvimento pessoal que adquirimos ao trocarmos experiências e ideias é, para mim, o maior ganho em atuar em rede”. O depoimento é de Ademir Deitos, presidente da REDLAR, rede de cooperação de lojas de móveis e ambientes planejados lançada em 2005 e que possui 21 associados e 33 pontos de venda. Ele foi convidado pela REDVIS para falar sobre como é a atuação em rede e se emocionou ao relatar o crescimento da sua empresa desde que aderiu ao projeto. “Em 2003, iniciei como um brique (loja de móveis usados) e que agora é uma linda loja no centro de Sapiranga. É muito gratificante ver os frutos colhidos que, sozinho, não seria possível”, destacou.