Após encerrar 2015 com faturamento 30% acima da meta, a DEVICE Automation, de São Leopoldo, formalizou a venda de três novos eletrocentros para a Parnaíba Óleo e Gás, do Maranhão. Assim, a empresa gaúcha soma nove unidades fornecidas para a empresa ao longo dos dois últimos anos. Luciano Weber, CEO da DEVICE, explica que o diferencial, agora, é que, além do fornecimento, a gaúcha também será responsável pelo comissionamento (instalação de toda a estrutura interna) e pela fabricação completa dos eletrocentros. A entrega está programada para maio.
Weber anuncia também o fornecimento de um retrofit em uma das estações CIP (clean internal process) da Cervejaria Heineken de Ponta Grossa, no Paraná. Com mais este projeto, a DEVICE dá continuidade à parceira com a Heineken, uma vez que já vem atendendo às suas demandas em todo o país.
Weber ressalta que o fechamento destes negócios e outros são o resultado das mudanças que vêm sendo implantadas desde 2013, quando a DEVICE alterou seu perfil de atuação, passando a atingir outros segmentos. Naquela época, sua atuação estava muito centralizada em processos de automação para o setor de Petróleo e Gás e optou por alterar o percentual e investiu também na instalação completa de unidades produtivas. A carteira de clientes ampliou e conta agora com companhias como a Cervejaria Heineken, a Lear/JEEP, de Pernambuco e a termoelétrica Parnaíba Gás Natural, no Maranhão.
Cases
PGN – Para a Termoelétrica Parnaíba Gás Natural, do Maranhão, a DEVICE forneceu em 2015 seis contêineres eletrocentros, solução para atuar em campos de exploração de gás natural. As unidades são compostas por instalações elétricas, de automação e de distribuição de energia, em um sistema customizado pela equipe de Weber. “Conseguimos obter gás em poços literalmente no meio do nada, pois o container tem grande autonomia e mobilidade”, destaca. Em setembro, a empresa foi contratada para colocar os contêineres em efetivo funcionamento, passando a ser responsável pelo comissionamento elétrico e de automação.
Heineken – Atuando nas seis unidades da Heineken no Brasil, a DEVICE instalou na unidade de Pacatuba/CE, os projetos de skid Central CIP (clean internal process) da linha de enchimento e montou a linha de produção da cerveja radler (com suco de limão). Também finalizou a transferência de produto para a linha de enchimento de latas da cervejaria em Ponta Grossa/PR e firmou um contrato para fazer a adequação das instalações elétricas em atmosferas explosivas (ATEX) conforme as normas brasileiras.
JEEP – Em 2015, a DEVICE entregou, para a Lear Corporation (sistemista responsável pela fabricação dos bancos, na fábrica da Jeep), os projetos de utilidades da planta e dos sistemas de espumação (injeção de bancos) para o Jeep Renegade/JEEP, produzido em Goiana/PE.
Quem é – A DEVICE Automation é especializada na elaboração, construção e comissionamento de plantas customizadas para os mais diversos segmentos produtivos. A especialização em processos de automação, adquiridos ao longo dos 18 anos em que está no mercado, levou a empresa, em 2013, a mudar seu perfil de negócios, passando a oferecer a solução completa para o cliente, desde os projetos de construção, montagem e automação. Desta forma, o cliente passa a receber a planta completa de um único fornecedor. “Com o controle total do projeto, conseguimos otimizar custos e dar garantia de qualidade aos projetos que criamos”, explica Luciano Weber. Ele define a DEVICE como uma empresa de pequeno porte que entrega grandes soluções..
Sediada em São Leopoldo e com uma unidade em Natal, a DEVICE emprega 60 pessoas diretamente, além de contratar empresas parceiras para desenvolver as diversas etapas que cada cliente necessita. “Mas todo o controle de instalação e testes é da DEVICE”, assegura.
Um dos projetos da Device para este ano, que está em fase inicial de planejamento, é construção de uma unidade fabril em São Leopoldo. “Estamos buscando a aquisição de uma área industrial”, revela. A Device é natural de Canoas e migrou para São Leopoldo em 2014 estimulada pelos incentivos tributários do município para as atividades de Tecnologia.