A diretoria ampliada da ACIS-SL se reuniu hoje (30) no Restaurante da Fazenda São Borja para tratar de temas como o impacto do novo sistema tarifário de água implantado pelo Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae); a prestação de contas da Unidade Parceiros Voluntários; o resultado do Jantar Baile dos 95 anos da Associação, dentre outros. O encontro foi coordenado pelo presidente da Entidade, Siegfried Koelln, que agradeceu a presença dos empresários. “Sabemos que todos têm compromissos profissionais e que mesmo assim dão um pouco do seu tempo para o associativismo”, destacou.
Nova tarifa de água – As equipes diretiva e técnica do Semae explicaram aos diretores da ACIS-SL como funcionará o novo sistema tarifário de água e esgoto que será implantado a partir de julho desse ano. O impacto será tanto para o consumidor residencial como para empresas dos setores de Comércio e de Indústria. O diretor do Semae, Márcio Rubert, explicou que, atendendo a uma determinação judicial e adequando-se ao Código de Defesa do Consumidor, o Semae extingue a tarifa vinculada a um consumo mínimo presumido e muda a conta de água. Em decorrência de uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público, a nova conta passa a ser calculada conforme o consumo de cada economia, somada ao valor do serviço básico de disponibilidade de rede. “O valor de consumo será proporcional ao volume de água consumido pelo usuário do Semae. Quando não houver consumo, esta segunda parcela será igual a zero”. Ele exemplifica com o período de férias. “Se o consumidor estiver fora da sua residência, pagará apenas a taxa básica”.
O promotor de Justiça da Promotoria de Justiça Especializada de São Leopoldo, Ricardo Rodrigues, assinalou que a principal mudança é que o novo modelo privilegia o consumo consciente de água. “Quem consumir menos pagará menos, além de contribuir para a preservação do manancial do Rio dos Sinos. Também vai modernizar a estrutura tarifária igualando ao modelo praticado em países desenvolvidos”.
Os setores de Comércio e de Indústria e órgãos públicos seguem a mesma sistemática, porém com tabelas de valores próprios por metro cúbico mais o serviço básico de disponibilidade de rede. O pequeno comércio que não usa água como insumo em suas atividades, seguirá a mesma sistemática de tarifa residencial.
Além do diretor e do promotor Especial também estiveram presentes Luis Gustavo da Silva (assessor de Gestão Organizacional), Eduardo Campos (advogado) e Carla Dal-Ri (assessora de comunicação e marketing).
O presidente da ACIS-SL pontuou que estas alterações também devem ser divulgadas para todos os associados e sugeriu que seja agendado um encontro específico para detalhar todo o modelo.
Os números da Parceiros Voluntários
O diretor de Responsabilidade Social, Rogério Daniel da Silva, apresentou os indicadores da Unidade Parceiros Voluntários ACIS-SL, destacando que em 2015 a parceria com a ONG completa dez anos. “Temos uma atuação importante, mas é preciso avançar mais, principalmente no estímulo das empresas junto aos seus funcionários”, comenta.
Rogério informou ainda que, através da Diretoria de Responsabilidade Social, a ACIS-SL participa do Comitê Estadual de Lideranças da Parceiros Voluntários (COMEL), responsável por aproximar as ações da ONG junto à comunidade gaúcha, e incentivar a criação de novas unidades no Estado.
Indicadores Parceiros Voluntários ACIS-SL:
Voluntários Pessoa Física: 1.100
Voluntários Pessoa Jurídica: 4
Apoiadores financeiros e de serviços: 10
Organizações da Sociedade Civil (OSCs): 36
Atuação: Reuniões de conscientização, Tribos nas Trilhas
da Cidadania, Capacitações
Projetos desenvolvidos anualmente
1 – Sendo um Voluntário na Prática
2 – Sábado Solidário
3 – Criança Cidadã
4 – Tribos nas Trilhas da Cidadania
Sendo um Voluntário na Prática
Público atendido: 40 idosos
Voluntários: 15 voluntários
Local: Pensionato Sono Tranquilo
Atividades: embelezamento, rodas de conversa, jogos e outros.
Sábado Solidário
Público atendido: 42 instituições cadastradas no Banco de
Alimentos Vale do Sinos
Voluntários: 12 voluntários
Local: Supermercado Nacional Cristo Rei
Atividades: arrecadação de alimentos não perecíveis (arrecadação média de 200kg)
Criança Cidadã
Público atendido: 600 crianças
Voluntários: 20 voluntários
Local: 16º GAC-AP
Atividades: noções de cidadania orientadas pelos soldados
Tribos nas Trilhas da Cidadania
Público atendido: 150 crianças e adolescentes
Voluntários: 15 voluntários
Local: Escolas
Atividades: oficinas ligadas à Cultura, Educação pela Paz e Meio Ambiente
Jantar Baile 95 anos ACIS-SL – Segundo a avaliação da diretoria, o Jantar Baile, realizado dia 15 de maio, foi considerado um importante evento de integração da Entidade com seus associados. O salão de festas da Sociedade Orpheu ficou lotado com as mais de 300 pessoas que compareceram ao evento. A venda de patrocínios e de convites resultou também em uma ação financeiramente positiva.
Imprensa ACIS-SL
imprensa@acissl.com.br
Coordenação:
Senha Comunicação Integrada
Elizabeth Renz
imprensa@senhacomunica.com.br