O empreendedorismo & a gestão

Como fazer e como manter um modelo de negócio para quem está iniciando a atividade empreendedora? Esta pergunta iniciou a mesa redonda Gestão, Inovação e Qualidade, realizada na 2ª edição do Café de Relacionamento promovida hoje (10) pela ACIS-SL através da Diretoria de Jovens Empresários. Segundo Gabriela Linhar (Eleven C), gestora da diretoria e coordenadora do debate, uma vez que em muitos casos, os empreendedores se esquecem de fazer um plano estratégico para nortear as suas atividades. “A falta de planejamento é a principal causa do fechamento das empresas nos primeiros dois a três anos de fundação”, destacou. Aplicar, de acordo com seu porte e interesse, os conceitos da qualidade e de gestão, contribui para o crescimento e afirmação do negócio.

Participaram da mesa redonda os convidados Aidê Sturmer Jones (Paralelo 30 Viagens e Turismo), Luciane Arndt (Trupe dos Chefs), Manolo Machado (Silo Verde) e Marcos Travassos (Excellent Mach Gestão Empresarial).

Para Aidê Stürmer Jones, investir no programa do SEBRAE Primeiros Passos para a Qualidade contribuiu para melhorar o sistema de gestão da agência de viagens. Foram melhorados projetos já existentes e criados novos, com o diferencial da participação de toda a equipe. Segundo ela, as pessoas são, ao mesmo tempo, o principal desafio e o maior ganho da empresa. “É desafiador criar uma equipe afinada com os objetivos da empresa e muito compensador quando todos passam colaborar para seu crescimento”, diz. Como exemplo, descreve a criação de um grupo de marketing multidisciplinar, que elabora ações de acordo com as necessidades dos clientes. “São os profissionais que estão frente a frente com o nosso consumidor e que conhecem como ninguém o que mais pode ser oferecido”. Assim, surgiu o Sabor a Bordo, jantares temáticos em restaurantes da região que remetem a uma futura viagem.

Luciane Arndt trocou, há quatro anos, as consultorias empresarias e entrou para o segmento da gastronomia utilizando as ferramentas de gestão que aplicava nos clientes. Hoje, coordena a Trupe dos Chefs, projeto de gastronomia itinerante com uma rede de food trucks. Ale de atender em eventos corporativos, customizando o cardápio, também promove a ação social Trupe na Praça, onde uma série de empreendedores participa. “Nosso objetivo é devolver a praça para a comunidade”.

Com um olhar extremamente focado na sustentabilidade, Manolo Machado, criador do projeto Silo Verde, vê na gestão a possibilidade de não sair demais dos trilhos traçados para a empresa. “A gestão não é uma ciência exata, tem a ver com feeling, com sentimento, porém, as decisões precisam ser tomadas rapidamente, mas nunca devem ser um chute”, disse. O silo verde é um sistema de armazenagem de rações e grãos constituído a partir de matérias primas recicladas, principalmente embalagens PET. O objetivo do produto é ao tornar a armazenagem acessível a todos os produtores rurais e agricultores do estado e País através da oferta de sistemas sustentáveis, de fácil aquisição e baixo custo, com montagem e transporte fácil e pratico.

“Quem não mede não gerencia”. A frase de Marcos Travassos vem da famosa citação de Edwards Deming: Não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define, não se define o que não se entende, e não há sucesso no que não se gerencia”. Para o consultor, fatos e dados são fundamentais para a tomada de decisões, independente do tamanho da empresa. Ele destaca, porém, que as ferramentas de medição serão criadas de modo que façam sentido para a empresa, pois cada organização tem uma estrutura, uma cultura diferente.

Um sistema efetivo de medição, segundo ele, dever contemplar os cinco vetores que influenciarão na tomada de decisões.

O primeiro é saber quais serão os mecanismos financeiros que serão adotados para viabilizar o negócio e seus investidores. A seguir vem a avaliação do clima das pessoas, cujo objetivo é verificar o quanto elas estão contribuindo para o negócio e assim, retribuir a elas o que ajudaram a conquistar. “O lucro e o sucesso precisam sempre ser compartilhados com que trabalhou para a empresa chegar onde está”.

Em terceiro lugar estão os clientes. “Precisamos nos perguntar não se o cliente está satisfeito, mas sim o que estamos fazendo para agregar valor a ele; quais são nossas contribuições para que meu cliente cresça”, ensina. Outro vértice importante são os fornecedores. Conforme Travassos, eles devem ser divididos em duas frentes: os parceiros, onde há a política do ganha-ganha e os da atuação em rede, onde o olhar vai além da parceria. “O foco passa a serem os benefícios em todo o ciclo produtivo”.

Perfil dos painelistas:

Gabriela Linhar  (Eleven C), gestora da Diretoria, destaca entre as atrações a mesa-redonda que contará com um grupo bastante heterogêneo e que terá muitas informações para partilhar. O debate será composto por Aidê Stürmer Jones, diretora a Paralelo 30 Viagens e Turismo, Luciane Arndt, idealizadora da Trupe dos Chefs, Manolo Machado, fundador da empresa Silo Verde, Marcos Travassos, consultor da Excellent Mach Gestão Empresarial. “O primeiro Café teve uma excelente repercussão e desejamos ampliar cada vez mais este círculo onde todos são parceiros”, comenta Gabriela, que também mediará a mesa-redonda.

 

Aidê Stürmer Jones é diretora da  Paralelo 30 Viagens e Turismo que assumirá a vice-presidência de Serviços da ACIS no próximo biênio. Aidê também é membro do Comitê de São Leopoldo da Rede Global de Empreendedorismo e vencedora do Prêmio VS Cidadão 2015 na categoria serviços.

Luciane Arndt é graduada em administração de empresas com MBA em Marketing, atuou em diferentes empresas da região e há seis encontrou na gastronomia uma forma de empreender. É a idealizadora da Trupe dos Chefs, projeto gastronômico e cultural itinerante.

Manolo Machado é fundador da empresa Silo Verde, incubada no Tecnosinos e que foi selecionada pela Endeavor –  uma das principais organizações de fomento ao empreendedorismo no mundo – para o programa Promessas Endeavor. Machado é empresário e tecnólogo em inspeção de equipamentos petroquímicos e em processos gerenciais

Marcos Travassos é empresário, consultor e sócio-diretor da ExcellentMach Gestão Empresarial. Graduado em Estatística, trabalhou 15 anos no Grupo Gerdau na área de Gestão pela Qualidade. É membro da Comissão Técnica do PGQP desde 2001 e do Comitê de Inovação e Juiz do Prêmio Inovação PGQP desde 2011.

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