Ampliação da estrutura do Parque, internacionalização e atração de novas empresas foram alguns dos assuntos tratados no encontro
O primeiro encontro de 2023 da Governança do Tecnosinos, realizado nesta segunda-feira, 16, reuniu os representantes da Unisinos, Prefeitura Municipal de São Leopoldo e ACIST-SL, que formam a tríplice hélice que atua na tomada de decisões do Parque Tecnológico de São Leopoldo. Eles conheceram os principais projetos para 2023, que foram apresentados pelo gestor do Tecnosinos e diretor da Unitec, Silvio Bittencourt, que também faz uma retrospectiva das ações implementadas no ano passado.
Um dos objetivos para este ano é o incremento do suporte prestado às empresas incubadas, graduadas e consolidadas a partir dos investimentos provenientes do edital da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Além de impulsionar o desenvolvimento regional e o empreendedorismo inovador, gerando novas oportunidades de negócios e empregos, o recurso de R$ 14 milhões prevê a ampliação da estrutura do Parque. “O projeto aprovado nos permitirá fortalecer as sinergias entre o Parque e as empresas instaladas. Também seguiremos atuando fortemente na busca e atração de novos empreendimentos”, afirmou Bitencourt. Ele também destacou que o Parque estará novamente presente na South Summit Porto Alegre, um dos maiores eventos globais de inovação, que acontecerá em março.
O vice-presidente de Tecnologia da ACIST-SL, Daniel Klafke, assinalou que a divulgação das potencialidades do Parque é uma das atividades da Associação para 2023 e que já inicia no dia 08 de fevereiro, quando ocorrerá a Imersão Tecnosinos-Indústria. O evento é aberto e gratuito a todas as empresas do setor.
O reitor da Unisinos, padre Sérgio Mariucci, destacou a importância da força produtiva estar mais próxima do ambiente de inovação. “Nosso objetivo é integrar talentos e conhecimento. Mais do que a área física, imobiliária, o importante é o fluxo de conhecimentos que pode ser gerado em um ecossistema que se relaciona”.
No encontro também foi anunciada a realização do Censo Tecnosinos, um levantamento que está em processo de apuração dos dados das empresas do Parque. Os resultados da pesquisa serão essenciais para a definição de novas estratégias, além de trazer transparência na comunicação das informações.
O prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, abordou a questão da formalização do pedido de interesse de parte da área do antigo quartel do 16º Grupamento de Artilharia de Campanha Autopropulsado (GAC/AP), com o objetivo de ampliar o espaço do Tecnosinos. No momento, o documento foi encaminhado pelo comando local para o Comando Geral do Exército.
O presidente da Associação das Empresas do Polo de Informática, Oldemar Brahm, alertou que os ambientes de inovação devem estar atentos à migração de grandes empresas para o Brasil. “Elas precisam saber que São Leopoldo tem um dos grandes Parques que podem atender a uma série de demandas”, ressaltou.
Balanço 2022 – Bitencourt também apresentou o balanço positivo de 2022, com uma série de conquistas, atividades e projetos que marcaram os últimos 12 meses, comprovando o ambiente vibrante e promotor de inovação do Parque Tecnológico São Leopoldo.
Entre os principais tópicos da retrospectiva, destacaram-se a ampliação do processo de internacionalização a partir da aproximação com agências internacionais e câmaras de comércio; as interações com entidades; parcerias com prefeituras; criação de hubs de inovação; a atuação das startups e empresas instaladas do Parque e a realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do MCTI, evento de popularização da ciência que recebeu aproximadamente mil estudantes no campus.
Na reunião também foi abordada a iniciativa da ACIST-SL de realização de imersões no Tecnosinos. A primeira ação acontecerá no dia 8 de fevereiro e vai trazer ao Parque lideranças e gestores da indústria para conhecer o ecossistema de inovação da Unisinos.
Também participaram do encontro Juliano Maciel, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico e o chefe de Gabinete da Reitoria, Carlos Alberto de Oliveira Cruz.