DEVICE 17 ANOS: emoção e crescimento

Luciano Weber apresenta os projetos para 2016

A noite de 27 de novembro foi especial para o time da DEVICE Automation. Reunidos na República da Cerveja, em São Leopoldo, direção, funcionários, clientes, parceiros e amigos participaram de uma tripla comemoração: os 17 anos de fundação da empresa, o crescimento 30% maior em relação ao ano passado e o início de um novo ano. “Só tenho a agradecer a todos que fizeram parte desta trajetória, pois foram fundamentais para a consolidação de uma nova Device”, assinalou Luciano Weber, diretor da empresa. Ele apresentou um resumo da trajetória da Device, que surgiu em 1998, em Canoas, como uma integradora de sistemas. Em 2012, alterou seu perfil para competir no segmento de engenharia de automação e em 2014, consolidou seu formato, impulsionada pela mudança para São Leopoldo. “Quando estabelecemos a meta de crescimento para 2015, muitos nos consideraram loucos, porque o mercado não comportava tal desempenho. Mas elevamos nossa responsabilidade e suamos a camisa ainda mais”, ressaltou.

E para 2016, anunciou, o desafio é superar este resultado. De que forma? Alterando os conceitos da Device. Até o momento, a empresa utiliza como norteadores os 4 Cs: Cliente, Competência, Confiabilidade e Credibilidade. A partir do próximo exercício, serão os 4Ss: Satisfazer, Superar, Surpreender e Sucesso. “Todo ano buscamos algo motivacional para enfrentarmos os desafios e em 2016 serão estes esses que iremos adotar”,  explicou.

Nas mensagens que a equipe deixou em um vídeo, ficou claro o efeito positivo do mantra adotado ao longo do tempo: “Vai dar Certo”. Luciano lembra que houve muitas dificuldades ao longo dos anos, mas que o perfil da empresa, de estimular a confiança entre todos e de acreditar no potencial de cada um tem sido fundamental. “Temos sempre que pensar para a frente, que apesar de todos os percalços, se o objetivo é do bem, vai dar tudo certo”.

Desempenho positivo: A Device atingiu um crescimento superior a 30% no faturamento em relação ao ano passado. Com este desempenho, a empresa, sediada em São Leopoldo/RS, deve encerrar o ano com R$ 15 milhões em fechamento de negócios até dezembro. “Ao longo dos últimos meses concretizamos algumas etapas do nosso plano de expansão. Uma delas era ampliar a nossa participação em novos segmentos de mercado”, explica. A assinatura de novos contratos envolveu os setores de alimentos, bebidas e energia (exploração de gás natural).

A concretização destes negócios é o resultado da mudança de foco que a DEVICE vem implantando desde 2013. Naquela época, sua atuação estava muito centralizada no setor de Petróleo e Gás. Com os esforços voltados para o desenvolvimento e implantação de instalações completas nos segmentos de Alimentos e Bebidas, Automotivo e Robótico, a carteira de clientes passou a ter companhias como a Cervejaria Heineken, a Lear/JEEP e a termoelétrica Parnaíba Gás Natural, no Maranhão.

Para Weber, o “pulo do gato” da DEVICE ocorreu quando a direção reformulou conceitos e entendeu que vender automação não é somente integrar as áreas de uma empresa e sim propor a solução completa de Engenharia. Em janeiro de 2014, a companhia saiu de Canoas para São Leopoldo, que oferece incentivos para a instalação de empresas do segmento de Tecnologia. “Iniciamos então o movimento de contratar mais profissionais, ampliar o almoxarifado e a rede de suprimentos e em 2015, realmente decolamos. Os clientes, além dos projetos de automação, também podem optar pela contratação de toda a obra física, desde a construção, montagem e operacionalização. O mercado passou a entender que DEVICE não é somente um prestador de serviço, mas sim uma indústria”, comemora. Para cumprir os prazos e acompanhar todo o processo de instalação, mantém 70 funcionários que se movimentam por todo o País. “Não terceirizamos as equipes para não perder a gestão da qualidade”, justifica. Para 2016, uma das metas é a construção de uma unidade fabril que possam reunir todos os processos em um só local.

Cases – Para a Termoelétrica Parnaíba Gás Natural, do Maranhão, a DEVICE forneceu seis contêineres eletrocentros, solução para atuar em campos de exploração de gás natural. As unidades são compostas por instalações elétricas, de automação e de distribuição de energia, em um sistema customizado pela equipe de Weber. “Conseguimos obter gás em poços literalmente no meio do nada, pois o container tem grande autonomia e mobilidade”, destaca. Em setembro, a empresa foi contratada para colocar os contêineres em efetivo funcionamento, passando a ser responsável pelo comissionamento elétrico e de automação.

Heineken – Atuando nas sete unidades da Heineken no Brasil, recentemente a DEVICE entregou, na unidade de Pacatuba/CE, os projetos do Sistema CIP (clean internal process) da linha 3 e montou a linha de  produção da cerveja Radler (com suco de limão). Também finalizou a linha de enchimento de latas da cervejaria em Ponta Grossa/PR, e firmou um contrato para fazer a adequação das instalações elétricas em atmosferas explosivas (ATEX) conforme as normas brasileiras.

JEEP – Em agosto foi formalizada a entrega, para a Lear Corporation, dos projetos de utilidades da planta e dos sistemas de espumação (injeção de bancos) para o Jeep Renegade/JEEP, produzido em Goiana/PE. Também já iniciou as tratativas para a ampliação da capacidade industrial daquela unidade, que deve iniciar no recesso de final de ano.

Sobre a Device Automation –  A Device Automation é uma empresa voltada para o desenvolvimento de projetos com foco no mercado de tecnologia, oferecendo soluções completas em Engenharia de Automação Industrial sintonizadas com as necessidades e anseios do cliente. Dentre os cases mais recentes estão a fábrica da Lear Corporation/complexo Fiat/Jeep Renegade, em Pernambuco; as cervejarias da Heineken no Brasil e os eletrocentros automatizados da Termoelétrica Parnaíba Gás Natural, do Maranhão. Alianças com fabricantes globais permitem o desenvolvimento de projetos completos com know-how em automação integrada. Essa estrutura levou a empresa a alcançar um crescimento duas vezes maior que o mercado mundial de automação.

Luciano Weber e convidados

Luciano Weber e convidados

Luciano Weber e convidados

Luciano Weber e convidados

Lidiane e Mário Rosito, secretário de Desenovolvimento de São Leopoldo e Luciano Weber

Lidiane e Mário Rosito, secretário de Desenvolvimento de São Leopoldo e Luciano Weber

Redação: Elizabeth Renz
Fotos: Diego da Rosa