Nesta segunda-feira, 19, o projeto de Revitalização da Rua Independência foi apresentado oficialmente para a comunidade. O projeto faz parte do programa de ações estratégicas a serem entregues até 2024, ano do Bicentenário.
Com um investimento previsto de aproximadamente de R$40 milhões, a obra contará com uma rede subterrânea elétrica, de internet e rede lógica e a construção de uma rede de drenagem e esgoto, assim como novo sistema de iluminação pública e novas calçadas para facilitar a circulação das mais de 30 mil pessoas que passam pela via diariamente, com sinalização tátil para garantir a acessibilidade e a inclusão. O sistema de trânsito será alterado, com estacionamento em apenas uma lateral e retirada de vagas.
O presidente da ACIST-SL, Felipe Feldmann, lembrou que no início do ano foi solicitada, por parte das entidades empresariais, a apresentação do projeto para os comerciantes e empresários, o que não foi atendido. Naquela ocasião, manifestaram que a via de mão única e a retirada das vagas de estacionamento podem prejudicar a circulação de pessoas e, consequentemente, as vendas. “Sempre fomos a favor da revitalização porque o Centro ficou abandonado. Depois da primeira revitalização, há cerca de 20 anos, não houve mais manutenção. Porém, não tivemos acesso ao projeto, mesmo questionando várias vezes a prefeitura”, lamentou Felipe, acrescentando que o projeto é muito importante, mas há detalhes que precisam ser muito discutidos pelos lojistas. “Mão única e retirada das vagas, por exemplo, eram questões que estávamos pedindo para modificar desde o início do ano, uma vez que iria congestionar as transversais e pesar o trânsito nas outras ruas centrais”, explicou.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (SEDETTEC), Juliano Maciel, assinalou que nos próximos meses será construído um roteiro de diálogo com as entidades, Câmara de Vereadores e a comunidade para tirar as dúvidas e fazer ajustes. Ele reconhece que haverá transtornos para executar o cronograma, mas trará um resultado extraordinário para a principal rua do comércio da nossa cidade”, frisou.
O processo licitatório iniciará no primeiro trimestre de 2022, sendo que as obras devem iniciar no final de março, com previsão de término para 2024. Naquele ano, será celebrado o Bicentenário da chegada dos primeiros imigrantes alemães.