Tecnosinos solicita área do 16º GAC/AP

Representantes do Tecnosinos e do Exército trocam informações sobre a utilização da área

Objetivo é ampliar o Parque Tecnológico São Leopoldo

A governança do Parque Tecnológico São Leopoldo, formada por representantes da Unisinos, Poder Público, ACIST-SL e Associação das Empresas do Polo de Informática – promoveu uma reunião extraordinária nesta terça-feira, 24, com representantes do 19º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMtz) do Exército Brasileiro para debater possibilidades de utilização da área de aproximadamente 25 hectares do 16º Grupamento de Artilharia de Campanha Autopropulsado (GAC/AP). A Prefeitura Municipal já havia oficiado sobre o pleito, e existe o interesse do exército em negociar o espaço, que pode ser utilizado para expansão do parque tecnológico, atendendo à demanda das atuais empresas alocadas e atraindo novas companhias para o município.

Para o presidente da ACIST-SL, Felipe Feldmann, o aumento da área do Tecnosinos trará oportunidade para que mais empresas de médio e grande porte se instalem no município, elevando ainda mais a qualidade da oferta de produtos e serviços ligados à tecnologia e à inovação. 

Estiveram na reunião o prefeito municipal Ary Vanazzi, o tenente-coronel do 19º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMtz), Celso Brasil Nascimento, o reitor da Unisinos, padre Sérgio Mariucci, Siegfried Koelln, representante da Associação das Empresas do Polo de Informática, os secretários municipal Nelson Spolaor (Geral de Governo) e Juliano Maciel (Desenvolvimento Econômico), o secretário adjunto da SEDETTEC, Mário Rositto, dentre outros.

O tenente-coronel Celso Brasil Nascimento confirmou o interesse do exército na negociação. Segundo ele, há algumas linhas de ação sobre como empregar aquela área. A ideia é debater propostas para o Exército decidir qual será a melhor opção.

O próximo passo será reunir as equipes técnicas do governo municipal e do Exército para avaliar a utilização da área e modelar a utilização que seja benéfica tanto para ambos.


O encontro foi resultado de movimentos já realizados. No dia 12 de dezembro de 2022, foi entregue um ofício para ao comandante do 19º BIMtz, tenente-coronel de Infantaria Marcelo Neival Hillesheim, no qual o Tecnosinos, manifesta o interesse de ficar com parte da área do antigo quartel do 16º Grupamento de Artilharia de Campanha Autopropulsado (GAC/AP). O tema foi novamente abordado na primeira reunião de 2023 da governança, no dia 16 de janeiro.

SENHA Comunicação Integrada