Linha de vinhos de mesa suave em miniatura é lançada na Feira Loucura por Sapatos e objetiva novos paladares
Oferecer aos consumidores que buscam iniciar a apreciação do vinho, degustando primeiro um bom vinho de mesa, para aos poucos despertar seu paladar para outras experiências. Este é um dos objetivos da Werle Vinhos & Espumantes (São Leopoldo/RS), ao lançar a versão miniatura do vinho de mesa suave San Severo, durante a Feira Loucura por Sapatos, que iniciou no dia 06 e termina neste domingo, dia 16, em Novo Hamburgo/RS. A diretora da empresa e sommelier, Delci Werle, ressalta que esta também é uma oportunidade de valorizar esta categoria de vinhos. Ela aponta que os dados de instituições ligadas ao setor, como a União Brasileira de Vitivinicultura, mostram que dos 2,8 litros per capita de consumo anual, 70% é relacionado a ele. Os outros 30% são de vinhos finos, entre importados e regionais. “O vinho tinto ainda é o mais consumido no país, muito por uma questão de hábito”, explica. No Rio Grande do Sul, o consumo per capita chega a sete litros por ano, uma média mais alta que a nacional. “Por isto merece ter destaque junto ao mercado consumidor gaúcho”, enaltece.
Para estimular a adesão a esta linha, a Werle Vinhos & Espumantes leva para a Feira a versão vinho de mesa tinto suave, de 250ml produzido a partir de uva americana. É levemente encorpado e equilibrado, ideal para consumo no dia a dia. Tem coloração vermelho intenso com tons violáceos e aroma frutado. “Este vinho é produzido na Serra Gaúcha por uma pequena vinícola familiar, carregando uma história de tradições e conhecimento”, descreve.
Delci vem dedicando seu conhecimento do setor vitivinícola na defesa de que vinho bom é aquele que agrada ao paladar. “O vinho suave é tão bom quanto qualquer outro vinho, porém ele é específico para o público que aprecia vinho doce”, sintetiza.
Opções de consumo – A versão miniatura também estimula o ato de presentear e vem se tornando item de colecionador, por apresentar um ar de singularidade e elegância, assim como sutileza e delicadeza. Como muitos apreciadores não conseguem consumir uma garrafa normal em tempo hábil, os mini vinhos – que podem ser consumidos em até cinco dias – passam a ser opção de presentes surpreendentes. “Há muita aceitação para situações especiais, como kits para casamentos, aniversários, dentre outras. “Assim como existem ocasiões que pedem um espumante ou um vinho reserva, também pode-se selecionar os momentos para degustar um vinho tinto bordô suave. É um mimo que demonstra carinho e cuidado”, aponta Delci.
Além da versão miniatura, a Werle também leva para a feira as linhas San Severo de vinhos brancos e rosé, e os espumantes e frisantes Stefanello, que foram lançados na Feira Loucura por Sapatos em outubro de 2022.
Por que San Severo – San Severo é uma comuna italiana da região da Puglia, província de Foggia e foi destino de uma viagem da família Werle Stefanello. Daí a escolha dos nomes para as linhas próprias da Werle Vinhos & Bebidas.
A localidade fica “no salto da bota”, ao sul do país. Por lá, também se sobressaem tradições agrícolas antigas e um notável centro histórico, rico em monumentos barrocos, palácios nobres, mosteiros e magníficas igrejas.