Professor do Colégio Concórdia é selecionado para lançamento mundial de metodologia em robótica

Professor Gilmar Alves Ferreira_
Professor Gilmar Alves Ferreira_

Para incentivar as escolas do Brasil a investirem na metodologia STEAM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) a LEGO® Education tem uma nova aposta: o SPIKE™ Prime que combina  os blocos de construção coloridos a um hardware fácil de usar e uma linguagem de programação intuitiva baseada no Scratch.

E para capacitar educadores para esta linguagem, 150 escolas foram selecionadas para participar da ação mundial da LEGO® Education, no Brasil chamada de SPIKE™ Lovers. Durante quatro semanas, os educadores recebem capacitação, cumprindo desafios que vão da criação de planos de aula, aplicação das atividades e a elaboração de um projeto completo para os alunos.

Professor Gilmar Alves Ferreira e o robô Chuva ou Sol

O professor de robótica educacional do Colégio Luterano Concórdia, Gilmar Alves Ferreira, de São Leopoldo no Rio Grande do Sul, foi um dos selecionados e conta que a escola está super empolgada com a ação. “Minhas primeiras impressões sobre o SPIKE™ são maravilhosas. É excelente kit de robótica educacional com muitos recursos para explorar a criatividade”, acrescentou.

Gilmar já cumpriu os primeiros desafios e disse que a experiência foi excelente. “O robô que montei foi o ‘Chuva ou Sol’ com objetivo de saber se estava chovendo ou se estava sol em determinada cidade do Brasil. Não senti dificuldades na montagem, mas fiquei impressionado com a gama de recursos que o SPIKE™ Prime oferece, tanto estruturalmente como na programação, além ser muito bonito”, destacou.

Para o professor Gilmar, o projeto pode transformar a educação, estimulando a criatividade, trabalhando a interdisciplinaridade e auxiliando na educação do trabalho em equipe. “Com ele, conseguimos trabalhar a automação e a programação de uma forma lúdica, estimulando uma aprendizagem significativa aos alunos”, finaliza.

“O conjunto SPIKE™ Prime estimula os alunos a pensarem criticamente e a resolver problemas complexos, independentemente de seu nível de aprendizagem. Assim, os projetos são estruturados a partir da metodologia STEAM, trabalhando com a integração de diferentes áreas de conhecimento, criando infinitos cenários e possibilidades de aprendizado. Por isso, ele permite aplicar a metodologia STEAM em sala de aula e os alunos podem relacionar diferentes áreas em cada projeto que realizam”, explica Daniel Langemann Bandt, consultor pedagógico da Tecnologia Educacional.

Ele reforça que a grande diferença do SPIKE™ é que ele permite uma abordagem simples de programação aos alunos. “Os estudantes conseguem se identificar e usar o robô de uma maneira divertida e estimulante.  Isso faz com que os alunos se sintam mais confiantes em usar e os professores mais seguros em relacionar a robótica em suas atividades curriculares”, acrescenta.