Investimento contínuo nos recursos humanos, inovação e crescimento são marcas da gestão da Stihl Brasil

Momento do Empreendedor

Cláudio Guenther, presidente da empresa, palestrou no Momento do Empreendedor da ACIST-SL

Em homenagem aos 197 da Imigração Alemã no Brasil, a ACIST-SL convidou o presidente da Stihl Brasil, Cláudio Guenther para falar no Momento do Empreendedor sobre os projetos da empresa. O evento contou também com apoio da Câmara Brasil Alemanha, cujo presidente Marcus Coester ressaltou a importância da Stihl para a economia do Rio Grande do Sul. O presidente da Associação, Siegfried Koelln, acrescentou ainda a relevância que a empresa tem para o município, devido à geração de emprego e de divisas. “Em um mundo cada vez mais competitivo, a preparação de pessoas é essencial e a Stihl é um exemplo disto”.

A Stihl é uma multinacional alemã com gestão familiar, fundada em 1926. Suas fábricas estão instaladas no Brasil, Estados Unidos, China, Japão, Suíça e Áustria. Somadas, empregam 18,2 mil funcionários.

O Brasil foi escolhido para sediar a primeira unidade fora da Alemanha. Em 1973, foi construída a fábrica São Leopoldo. Conforme Cláudio Guenther, em 2020 a Stihl brasileira faturou R$ 2,32 bilhões. Para 2021, a estimativa é de crescimento de 28%. Comparando 2020 com 2019, o aumento foi de 51%. Dentre a carteira de produtos estão aspiradores de pó, pulverizadores, motosserras, roçadeiras, sopradores, cortadores de grama, dentre outros, que estão recebem continuamente uma série de inovações, como a alimentação por bateria, eliminando a emissão de gases e de ruídos.

Atualmente, a fábrica de São Leopoldo exporta para mais de 70 países e emprega 3.460 funcionários. Entre junho de 2020 e junho de 2021, gerou 1.100 novos postos de trabalho. Estima-se que em torno de 20% dos empregos da Indústria de São Leopoldo são gerados pela Stihl. Conforme dados do município, em maio deste ano o setor industrial registrou 19.071 carteiras assinadas.

Estes resultados, aponta Guenther, são fruto da definição e aplicação de uma série de princípios, que envolve responsabilidade social, compromisso com o meio ambiente, compliance contra corrupção e respeito à sociedade e aos direitos humanos. “Estes princípios estão baseados no pacto global da ONU e na Organização Internacional do Trabalho”.

O investimento na formação contínua dos colaboradores é um dos principais motivadores da empresa. As equipes são estimuladas com liberdade criativa para propor novos projeto.  Parcerias com instituições de ensino fazem parte da cultura da empresa, que contribuem para a capacitação tanto de funcionários como de jovens em idade escolar. Segundo Guenther, 70% dos cargos de liderança são ocupados por funcionários.

Para 2021, estão previstos investimentos de R$ 514 milhões, destinados para a atualização do parque fabril, que envolve ampliação física, automatização de processos, tecnologias para aprimorar a comunicação no ambiente de trabalho e ações de fortalecimento da marca. “Temos muitos desafios para este ano. Além destes investimentos, queremos manter o foco no atendimento ao cliente, manter e ampliar a participação no mercado, atender o volume de vendas não somente com produtos, mas também com peças de reposição. A vacinação de todos também é uma meta importante, assim como a ampliação das ações para valorizar a equipe”, assinalou.

O Momento do Empreendedor  conta com o patrocínio das empresas associadas Sicredi Pioneira, Stihl, SKA, Sinodal e Vila Rica.

A apresentação completa do Momento do Empreendedor pode ser acessada nestes Links:

https://www.facebook.com/acistsl/videos/1002716870463886

https://www.youtube.com/watch?v=RpBxW2gZ2S0

Redação: Elizabeth Renz | Reg.Prof 8228/95