Nucleadas e empreendedoras que já participaram do grupo foram convidadas para um café da manhã especial
Um café onde cada convidada trouxe um alimento; um mimo preparado artesanalmente por duas associadas (um laço de cerâmica com flores); um vídeo que relembra os principais eventos e a dinâmica da “Teia da Amizade”. Assim foi a manhã especial desta quarta-feira (26), para as integrantes do Núcleo de Empreendedoras da ACIST São Leopoldo, que celebraram os sete anos de criação do grupo e que contou também com a participação – presencial e digital – das coordenadoras que já passaram pelo Núcleo. “O crescimento do núcleo e o quanto ele representa tanto para Associação quanto para a comunidade nos motivam a preservar a nossa história”, assinalou Tatiana Timm, atual coordenadora. Marília Schneider, vice-coordenadora, acrescentou que o conhecimento e o apoio do grupo fazem com que muitas decisões profissionais sejam tomadas.
Força & Solidariedade – Convidada especial do evento, Madeleine Hilbk, fundadora da Imobiliária Vila Rica e diretora de Relações Institucionais da ACIST-SL falou sobre a atuação do Conselho de Mulheres Empreendedoras da Federasul, do qual faz parte. “O principal objetivo é reforçar os núcleos já formados nas diversas associações do Estado e estimular o surgimento de novos. Ela ressalta o orgulho que sente pelo Núcleo, principalmente pela força associativa e pelo olhar social. E aconselha: “Não deixem de aprender e a estudar. Eu tenho 80 anos e sou apaixonada pelo associativismo, pois ele me colocou na posição em que estou hoje”.
Lideranças – A homenagem às coordenadoras e vice-coordenadoras que passaram pelo Núcleo ao longo destes sete anos foi um momento marcante. As coordenadoras Aidê Stümer, Enedida Erdmann e Maria Inês Führ estiveram presentes no café da manhã e Job Zanella falou por vídeo. Todas elas salientaram o grande aprendizado sobre liderança de pessoas e o impacto nas suas vidas pessoais e profissionais. Vika Northfleet, vice-coordenadora, também destacou a importância de conviver em grupo.
“Teia” – Com a dinâmica da Teia da Amizade, o grupo foi convidado a destacar, em uma breve apresentação, o que o Núcleo significa para cada uma. As respostas dadas em tom emocionado, foram pontuadas por palavras como solidariedade; respeito; afinidade; receptividade; amadurecimento; ousadia; resiliência; aprendizado nas dificuldades; desafios; gratidão; inquietude, dentre outras.
O Núcleo – O Núcleo de Mulheres Empreendedoras da ACIST São Leopoldo foi criado no dia 06 de julho de 2016. Com o suporte da associação e a metodologia do Programa Empreender, naquele ano foi elaborado o Planejamento Estratégico e seus norteadores, bem como definido o regramento de atuação do núcleo e das suas integrantes. Ao longo do tempo, houve modificações no grupo inicial, mas os objetivos mantiveram-se e fortaleceram-se.
Realização de eventos abertos para a comunidade e de atividades internas de capacitação nas mais diversas áreas fazem parte do calendário do Núcleo, que atua ainda em questões relativas à solidariedade, a exemplo do apoio a Associação Força Rosa e Cooperativa Atitude Feminina de Coleta Seletiva de Resíduos.
Fonte: Imprensa ACIST-SL | SENHA Comunicação Integrada | Fotos: Elizabeth Renz