Device Automation anuncia crescimento de 30% no faturamento

No próximo dia 27 de novembro, a DEVICE Automation reunirá clientes, funcionários e convidados para comemorar seus 17 anos de empresa com muitos dados positivos. A empresa ampliou o foco de mercado e se consolida como fornecedora de soluções completas de Engenharia.

Luciano Weber, diretor da DEVICE Automation

Luciano Weber, diretor da DEVICE Automation

O crescimento superior a 30% no faturamento em relação ao ano passado é o presente mais significativo para a DEVICE Automation, que completou 17 anos de fundação em setembro passado. Com este desempenho, a empresa, sediada em São Leopoldo/RS, deve encerrar o ano com R$ 15 milhões em fechamento de negócios até dezembro. A expectativa é do CEO Luciano Weber, e foi anunciada pouco antes de embarcar para um roteiro de viagens em vários estados do Brasil para acompanhar as obras fabris da Heineken, um dos clientes da DEVICE. “Ao longo dos últimos meses concretizamos algumas etapas do nosso plano de expansão. Uma delas era ampliar a nossa participação em novos segmentos de mercado”, explica. A assinatura de novos contratos envolveu os setores de alimentos, bebidas e energia (exploração de gás natural).

A concretização destes negócios é o resultado da mudança de foco que a DEVICE vem implantando desde 2013. Naquela época, sua atuação estava muito centralizada no setor de Petróleo e Gás. Com os esforços voltados para o desenvolvimento e implantação de instalações completas nos segmentos de Alimentos e Bebidas, Automotivo e Robótico, a carteira de clientes passou a ter companhias como a Cervejaria Heineken, a Lear/JEEP e a termoelétrica Parnaíba Gás Natural, no Maranhão.

Para Weber, o “pulo do gato” da DEVICE ocorreu quando a direção reformulou conceitos e entendeu que vender automação não é somente integrar as áreas de uma empresa e sim propor a solução completa de Engenharia. Em janeiro de 2014, a companhia saiu de Canoas para São Leopoldo, que oferece incentivos para a instalação de empresas do segmento de Tecnologia. “Iniciamos então o movimento de contratar mais profissionais, ampliar o almoxarifado e a rede de suprimentos e em 2015, realmente decolamos. Os clientes, além dos projetos de automação, também podem optar pela contratação de toda a obra física, desde a construção, montagem e operacionalização. O mercado passou a entender que DEVICE não é somente um prestador de serviço, mas sim uma indústria”, comemora. Para cumprir os prazos e acompanhar todo o processo de instalação, mantém 70 funcionários que se movimentam por todo o País. “Não terceirizamos as equipes para não perder a gestão da qualidade”, justifica. Para 2016, uma das metas é a construção de uma unidade fabril que possam reunir todos os processos em um só local.

Cases – Para a Termoelétrica Parnaíba Gás Natural, do Maranhão, a DEVICE forneceu seis contêineres eletrocentros, solução para atuar em campos de exploração de gás natural. As unidades são compostas por instalações elétricas, de automação e de distribuição de energia, em um sistema customizado pela equipe de Weber. “Conseguimos obter gás em poços literalmente no meio do nada, pois o container tem grande autonomia e mobilidade”, destaca. Em setembro, a empresa foi contratada para colocar os contêineres em efetivo funcionamento, passando a ser responsável pelo comissionamento elétrico e de automação.

Heineken – Atuando nas sete unidades da Heineken no Brasil, recentemente a DEVICE entregou, na unidade de Pacatuba/CE, os projetos do Sistema CIP (clean internal process) da linha 3 e montou a linha de  produção da cerveja Radler (com suco de limão). Também finalizou a linha de enchimento de latas da cervejaria em Ponta Grossa/PR, e firmou um contrato para fazer a adequação das instalações elétricas em atmosferas explosivas (ATEX) conforme as normas brasileiras.

JEEP – Em agosto foi formalizada a entrega, para a Lear Corporation, dos projetos de utilidades da planta e dos sistemas de espumação (injeção de bancos) para o Jeep Renegade/JEEP, produzido em Goiana/PE. Também já iniciou as tratativas para a ampliação da capacidade industrial daquela unidade, que deve iniciar no recesso de final de ano.

 

Bem estar para a equipe

Para comemorar os 17 anos de fundação, a DEVICE iniciou em setembro uma política de promoção de bem estar junto aos colaboradores dos setores de apoio da sede, localizada em São Leopoldo. Segundo Luciano, as atividades de escritório induzem ao sedentarismo, que pode ser combatido com práticas simples, mas que precisam ser estimuladas. A empresa alinhou uma parceria com a James Ludwig Academia, que fica em frente à empresa, em São Leopoldo. Toda a equipe fará a avaliação física e cada funcionário poderá escolher a modalidade que desejar, frequentando as aulas nos horários que lhe forem adequados. O custo será arcado pela DEVICE e única exigência é que cada um tenha uma frequência mínima e que estabeleça uma meta para atingir. “Entendemos que colaboradores em forma e com a saúde em dia tendem a um bem estar maior, o que trará benefícios diretos nas suas atividades profissionais”, aponta. Ele acrescenta que a DEVICE irá adotar a mesma iniciativa, dentro do possível, para os funcionários das demais unidades da empresa.

Exemplo – E para estimular a equipe a aderir ao projeto, Luciano decidiu dar o exemplo. Há alguns meses decidiu melhorar seu condicionamento físico. Com os treinamentos perdeu peso, ganhou massa muscular e sentiu-se desafiado a participar da meia maratona do Rio de Janeiro. “Foi muito bom ter participado de um evento como este. Ainda não sei em que lugar eu fiquei, mas isto é o que menos importa”, destacou Luciano.

A corrida foi a escolha de Luciano quando decidiu voltar a ter uma vida mais saudável. Como viaja com muita frequência, este é um esporte, segundo ele, que pode ser praticado em qualquer lugar e horário. “Além disto, é algo prazeroso e não requer infraestrutura. Desde que retomei o esporte, tenho tido mais condições de aguentar o alto dinamismo do meu dia a dia”, reforça.

Sobre a Device Automation –  A Device Automation é uma empresa voltada para o desenvolvimento de projetos com foco no mercado de tecnologia, oferecendo soluções completas em Engenharia de Automação Industrial sintonizadas com as necessidades e anseios do cliente. Dentre os cases mais recentes estão a fábrica da Lear Corporation/complexo Fiat/Jeep Renegade, em Pernambuco; as cervejarias da Heineken no Brasil e os eletrocentros automatizados da Termoelétrica Parnaíba Gás Natural, do Maranhão. Alianças com fabricantes globais permitem o desenvolvimento de projetos completos com know-how em automação integrada. Essa estrutura levou a empresa a alcançar um crescimento duas vezes maior que o mercado mundial de automação.

Texto: Elizabeth Renz
Foto: Diego da Rosa