Objetivo é integrar alunos e o setor produtivo de São Leopoldo
Aproximar os alunos ao mercado de trabalho e estimular o espírito de equipe são os principais objetivos da ACIST-SL para criar um projeto estilo hackathon adaptado ao contexto do Ensino Médio. A iniciativa da entidade, conforme o diretor de Educação, Tiago Ricciardi Lopes, vem ao encontro de demandas do setor produtivo, que manifestou a necessidade de aproximar-se dos jovens em período de escolhas profissionais.
Nesta quinta-feira, 20, ocorreu uma reunião com as escolas de Ensino Médio associadas Colégio Concórdia e Escola SESI de Ensino Médio José Piovan e nos próximos dias haverá encontros com as demais – Colégio Sinodal e Instituto Rio Branco. Em dezembro, houve um encontro com a 2ª Coordenadoria Regional de Educação, responsável pelo Ensino Público.
A proposta é que o projeto ocorra com a participação da Unisinos, e que a partir da apresentação de uma situação-problema por uma empresa parceira, dentro de um tema alinhado às trilhas do novo Ensino Médio, os alunos desenvolvam soluções. Lopes aponta que a Universidade atuará como a mediadora do processo, orientando as dinâmicas e estimulando a geração de ideias. Ao final do evento, ocorrem apresentações estilo pitch, que são avaliadas por uma banca.
A partir da adesão das escolas serão definidas as trilhas e a programação da atividade, assim como o número de vagas. O hackathon deve ocorrer ainda em abril deste ano, durante três dias seguidos, cujas datas ainda estão em avaliação.
Participaram da reunião desta quinta-feira, Tiago Ricciardi Lopes, Vitória Mottin (professora da Unisinos), Danielle Schio Rockenbach (coordenadora na Gerência Educacional do Sesi-RS), André Bender (diretor do Colégio Concórdia) e Maiara Fangueiro, gerente executiva da ACIST-SL.
O que é Hackathon – O termo resulta de uma combinação das palavras inglesas “hack” (programar de forma excepcional) e “marathon” (maratona). O evento reúne pessoas para uma maratona de programação, cujo objetivo é desenvolver uma solução tecnológica que atenda a um fim específico. A maratona pode durar entre um dia e uma semana. Os participantes têm a oportunidade de conhecer outros profissionais, fazer Networking, participar de um projeto colaborativo em um ambiente específico de programação, dentre outros benefícios.
SENHA Comunicação Integrada